Exposição mostra imagens do Rio antigo mescladas a fotos atuais

Mostra ficará no Centro Cultural Light de 28 de outubro a 20 de novembro. Projeto de Marcello Cavalcanti recebeu menção honrosa do Comitê Rio450.

Vista da Praia de Botafogo em dois tempos (Foto: Augusto Malta e Marcello Cavalcanti / Divulgação)Vista da Praia de Botafogo em dois tempos (Foto: Augusto Malta e Marcello Cavalcanti / Divulgação)

Será aberta na quarta-feira (28), no Centro Cultural Light, no Centro do Rio, a exposição “Augusto Malta Revival – O olhar documental de Augusto Malta, pelas lentes de Marcello Cavalcanti”. Na mostra, o Rio antigo se funde ao contemporâneo na união de imagens captadas pelos dois fotógrafos – um no século 20, outro no século 21. A entrada é gratuita.

Praia do Leblon há 100 anos e atualmente (Foto: Augusto Malta / Marcello Cavalcanti)Praia do Leblon atualmente e há 100 anos (Foto:
Augusto Malta e Marcello Cavalcanti / Divulgação)

A sobreposição das imagens coloca lado a lado pessoas separadas por quase um século, meios de transporte, edificações, vestuário, costumes, etc.

“Há dois anos tive a ideia de fotografar a cidade do Rio seguindo o olhar diferenciado de Augusto Malta, para que pudéssemos ter uma visão bem aproximada de como a cidade mudou ao longo de um século”, contou Marcello Cavalcanti.

A internet foi o primeiro espaço onde Cavalcanti expôs o seu trabalho mesclado ao de Malta. O projeto ganhou muita popularidade e, então, se tornou uma exposição física.

“Poder realizar essa exposição é uma ótima oportunidade para que o carioca conheça mais da obra original de  Malta, que, na minha opinião, deveria estar exposta de forma permanente, em algum dos museus da cidade”, destacou Cavalcanti.

O projeto Augusto Malta Revival recebeu menção honrosa da Prefeitura/Comitê Rio450 anos.

A mostra estará em cartaz, sempre de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h, até 20 de novembro. O Centro Cultural Light fica na Avenida Marechal Floriano, 168, no Centro do Rio.

Traje de banhistas contrastam na Praia de Ipanema (Foto: Augusto Malta e Marcello Cavalcanti / Divulgação)Traje de banhistas contrastam na Praia de Ipanema (Foto: Augusto Malta e Marcello Cavalcanti / Divulgação)
Rua Paissandu, em Laranjeiras, com suas palmeiras imperiais (Foto: Augusto Malta e Marcello Cavalcanti / Divulgação)Rua Paissandu, em Laranjeiras, com suas palmeiras imperiais (Foto: Augusto Malta e Marcello Cavalcanti / Divulgação)
Arpoador antes e depois (Foto: Augusto Malta e Marcello Cavalcanti / Divulgação)Arpoador antes e depois (Foto: Augusto Malta e Marcello Cavalcanti / Divulgação)
Avenida Vieira Souto, em Ipanema, na década de 30 e nos dias de hoje (Foto: Augusto Malta / Marcello Cavalcanti)Av. Vieira Souto nos dias de hoje e na década de 30 (Foto: Augusto Malta e Marcello Cavalcanti / Divulgação)

Alagoano radicado no Rio
Augusto Malta nasceu em Alagoas em 1864. Com 24 anos de idade, em 1888, radicou-se no Rio de Janeiro. Trabalhando com comércio de tecidos finos, foi apresentado à fotografia por um cliente, que o ofertou uma câmera em troca da bicicleta que usava para visitar a freguesia. De hobby, fotografar se tornou seu principal ofício.

O olhar curioso e jornalístico do alagoano despertou o interesse da prefeitura do Rio, à época comandada por Pereira Passos, que o contratou para registrar as transformações do então distrito federal em uma moderna cidade com inspiração europeia.

Vista do Vidigal, na Zona Sul do Rio (Foto: Augusto Malta / Marcello Cavalcanti)Vista do Vidigal, na Zona Sul do Rio (Foto: Augusto Malta / Marcello Cavalcanti)
Registro antigo e atual da Cinelândia e Theatro Municipal (Foto: Augusto Malta / Marcello Cavalcanti)Registro antigo e atual da Cinelândia e Theatro Municipal (Foto: Augusto Malta / Marcello Cavalcanti)
Retrato da Lagoa Rodrigo de Freitas nos dias de hoje e antigamente (Foto: Augusto Malta / Marcello Cavalcanti)Retrato da Avenida Vieira Souto (Foto: Augusto Malta e Marcello Cavalcanti / Divulgação)

Registro antigo e atual do Centro do Rio (Foto: Augusto Malta / Marcello Cavalcanti)Registro antigo e atual do Centro do Rio (Foto: Augusto Malta / Marcello Cavalcanti)
Posto 8 de Ipanema fotografado em 1929 e em 2014 (Foto: Augusto Malta / Marcello Cavalcanti)Posto 8 de Ipanema fotografado em 2014 e 1928 (Foto: Augusto Malta e Marcello Cavalcanti / Divulgação)
Augusto Malta (Foto: Augusto Malta / Marcello Cavalcanti)Augusto Malta registrou os Arcos da Lapa há quase 100 anos, quando ainda havia linha de bonde nas ruas (Foto: Augusto Malta e Marcello Cavalcanti / Divulgação)
Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-450-anos/noticia/2015/10/exposicao-mostra-imagens-do-rio-antigo-mescladas-fotos-atuais.html

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*