Evento de prevenção de doenças nos rins acontece este sábado na Praça Nossa Senhora da Paz

rins

Na semana de conscientização de cuidados com os rins, várias atividades, como verificação de pressão arterial, teste de glicose, aulão de zumba e maquiagem, serão oferecidas ao público. Esta semana é comemorado o “Dia Mundial do Rim” (8 de março), com o propósito de difundir informações e criar consciência sobre fatores de risco e prevenção das doenças renais. No Rio de Janeiro, a DaVita Tratamento Renal, uma empresa do grupo DaVita Inc. (NYSE: DVA), promove uma série de atividades de educação e prevenção no próximo sábado, 10 de março, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, das 9h às 13h. O evento é gratuito e aberto ao público, que será orientado por uma equipe especializada em saúde renal.

Entre outras atividades, a DaVita Tratamento Renal oferecerá teste de glicose, verificação de pressão arterial e orientações sobre prevenção. Além disso, terá aulão de zumba (às 10h e às 11h30) – para falar sobre a necessidade de se adotar um estilo de vida saudável como forma de prevenir doenças, e maquiagem – em função do tema deste ano da campanha mundial: ‘Saúde da Mulher – Cuide de seus rins’.

Estima-se que 10% da população mundial tenham doença renal crônica e muitos não sabem que têm o problema. No Brasil, estudos apontam que está crescendo o número de pessoas que têm a doença em estágio avançado.

A hipertensão é a primeira causa no Brasil de pacientes em diálise, sendo responsável por 34% dos casos. Em seguida, vem o Diabetes mellitus, respondendo por 30% dos pacientes dialisados. Além disso, o envelhecimento contribui para a redução da filtração dos rins, que diminui, em média, um mililitro por minuto ao ano depois que a pessoa completa 40 anos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a cada ano aproximadamente 21 mil brasileiros precisam iniciar tratamento por hemodiálise ou diálise peritoneal. A estimativa é que a enfermidade afete um em cada cinco homens e uma em cada quatro mulheres com idade entre 65 e 74 anos, sendo que metade da população com 75 anos ou mais sofre algum grau da doença. Em 2017, cerca de 6 mil pessoas fizeram transplante de rim no país, quantidade que vem aumentando, em média, 10% ao ano.

10 dicas para prevenção de doenças renais

 

1. Controlar a pressão arterial;
2. Controlar os níveis de glicose no sangue;
3. Evitar medicamentos que fazem mal aos rins;
4. Controlar os valores do ácido úrico;
5. Evitar cigarro;
6. Evitar bebida alcoólica em excesso;
7. Manter um peso saudável;
8. Aos homens – fazer exame de próstata;
9. Procurar um médico nefrologista; e
10. Realizar exames periódicos de sangue e urina.

SERVIÇO

‘Dia Mundial do Rim’ – DaVita Tratamento Renal
Data: 10 de março de 2018 (sábado) – Hora: das 9h às 13h
Local: Praça Nossa Senhora da Paz (Ipanema)

Atividades: verificação de pressão arterial, teste de glicose, orientações de prevenção pela equipe especializada, aulão de zumba (às 10h e às 11h30) e maquiagem – para falar sobre a necessidade de se adotar um estilo de vida saudável como forma de prevenir doenças – em função do tema deste ano da campanha mundial: ‘Saúde da Mulher – Cuide de seus rins’

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*