Último posto de gasolina do Leblon encerras as atividades

leblon gasolina posto
Foto de Alexandre Cassiano / Agência O Globo

O último posto de gasolina do Leblon fechou após de 30 anos de funcionamento. Localizado na esquina das ruas Bartolomeu Mitre e General San Martin, o motivo foi a não renovação do contrato do estabelecimento com o proprietário do terreno, segundo a Associação de Moradores do bairro.

Desde 2011 que existia a suspeita de que o posto daria lugar a um edifício. Naquele ano, os moradores fizeram uma manifestação favorável à sua permanência no bairro. Todavia, um estudo da PUC enviado revelou que as práticas do posto de combustível poluíam o solo da região com uma substância cancerígena, o benzeno, encontrado numa quantidade três mil vezes maior que a permitida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Sobre a nova construção, a Secretaria de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação diz que a legislação não permite um prédio com altura superior a 25 metros e que demais observações devem ser estudadas a partir do Decreto 6115, de 11 de setembro de 1986.

LEBLON

Leblon é um bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se entre a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Oceano Atlântico, o Morro Dois Irmãos e o Canal do Jardim de Alá. O bairro faz divisa com a Gávea, a LagoaIpanema e o Vidigal. Seus habitantes pertencem, majoritariamente, à classe alta, incluindo alguns dos nomes da elite cultural, econômica e política carioca. No entanto, há também moradores de classe média, especialmente aqueles que vivem no bairro há muitos anos, além dos moradores da comunidade da Cruzada São Sebastião. Algumas das suas ruas mais tradicionais são a Avenida Delfim Moreira, Avenida Ataulfo de Paiva, Rua Rainha Guilhermina, Avenida Bartolomeu Mitre e Avenida Afrânio de Mello Franco. Esse bairro possui as estações de metrô Estação Antero de Quental e Estação Jardim de Alah. O dia do Leblon é comemorado a 26 de julho, pois, nessa data do ano de 1919[5] foi definida a configuração atual da maior parte de suas ruas. O bairro abriga um dos prédios administrativos da Globo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*