Theatro Municipal do Rio de Janeiro completa 112 anos de vida

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro está em festa! Na semana do aniversário de 112 anos, uma programação especial vai tomar conta das redes oficiais e também haverá atividades presenciais como as tradicionais visitas guiadas.

foto
Reprodução

No dia 13 de julho, uma transmissão, ao vivo, às 17h, vai mostrar a descida do pano de boca do Theatro. Eliseu Visconti concluiu o pano de boca em Paris, entre 20 e 28 de julho de 1907 e os detalhes sobre essa obra que precisou ser dividida em três seções, de diferentes alturas, pintadas separadamente, são contadas por nossas educadoras, durante as visitas guiadas do Theatro.

Também no dia 13, será disponibilizada, a partir das 18h, a Gala do Ballet: Animated Frescoes/ O Corsário – Grand Pas de Deux/ Paquita Grand Pas Classique. São trechos de três espetáculos alegres coreografados por Marius Petipa.

No dia 14 de julho, data do aniversário do Theatro, a programação será transmitida on-line, desde o início da manhã, nas redes oficiais do Theatro, com visitas guiadas em três horários (10h, 12h e 16h) e vai contar com a presença ilustre da Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros e da Presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Clara Paulino.

“A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e o Theatro Municipal têm feito um esforço para garantir uma retomada responsável das atividades e comemorar os 112 anos abrindo as portas para a visita guiada especial, já planejando a retomada do público pra que todos visitem a nossa instituição e que possam, em breve, ter acesso à orquestra, às apresentações de dança e aos cantores” – ressalta Danielle Barros.

foto
Reprodução

“É uma grande alegria realizar uma programação especial para comemoração dos 112 anos do Theatro Municipal. Ela foi pensada com muito carinho para celebrar essa data tão importante para a Cultura Fluminense” – afirma a Presidente da Fundação Teatro Municipal.

O maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e diretor artístico da Fundação Teatro Municipal, Ira Levin, gravou um Concerto inédito para o aniversário do Theatro. Exímio pianista, o maestro apresentará Antonín DVORÁK com Quinteto para Piano e Cordas Nº 2 Op. 81. Com a participação do Quarteto Atlas, formado por três integrantes da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, os spallas Ricardo Amado e Carlos Mendes e o chefe do naipe das violas José Ricardo Taboada, o Concerto é um presente artístico do Theatro ao público assíduo do Municipal que ainda não pode assistir aos espetáculos presencialmente.

A apresentação inédita será transmitida no dia 14 de julho (quarta-feira), a partir das 18h, no Canal do YouTube do Theatro.

Mas a programação não para por aí. Outro vídeo inédito está sendo preparado para o mês de aniversário. No dia 23 de julho, será exibido um recital de piano, com o maestro titular e diretor artístico do Theatro Municipal, Ira Levin com música de Frédéric Chopin e Franz Liszt. Fique de olho em nossa programação nas redes oficiais.

SERVIÇO:

Theatro Municipal de Portas Abertas On-Line – Aniversário de 112 anos

Datas: 13 e 14 de julho

Concepção e Direção Artística: Ira Levin

Fotos: Lipe Portinho, Igor Corrêa/Verus Films, Fred Pontes e Fellippe Chiarelli

Site

Theatro Municipal – RJ

Canal do YouTube

https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro

Facebook

https://www.facebook.com/theatro.municipal.3

Instagram

https://www.instagram.com/theatromunicipalrj/?hl=pt-br

Classificação: Livre

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*