O artista plástico Toz abre a exposição “Céus de Monet”, no próximo sábado (14), na Fábrica Bhering, no bairro Santo Cristo, zona portuária do Rio. É uma mostra inédita com nuances de cores e dégradés em obras de grandes formatos com a marca do impressionismo de Claude Monet. A informação é do Jornal do Brasil.
O artista reúne cinco telas (2m x 3m) e duas esculturas inéditas, um vídeo e três fotografias. As visitas serão agendadas previamente através de uma plataforma online. Para proporcionar maior segurança ao público e funcionários do espaço, será permitido um número reduzido, abaixo da capacidade total, com entradas espaçadas, e apenas a permanência de poucas pessoas no espaço expositivo.
A inspiração em Claude Monet
A série “Céus de Monet” foi concebida a partir da observação do artista durante um projeto comissionado, realizado entre 2018 e 2020 em uma fazenda do século 18, no Estado do Rio de Janeiro. Lá, Toz pintou grandes painéis de grafite dégradés coloridos, em cima de antigos equipamentos da fazenda. Uma livre inspiração na qual o artista tenta capturar as texturas e movimentos de luz e sombra do ar livre, própria dos impressionistas. Um encontro imaginário e atemporal.
A partir dessa observação, Toz refletiu sobre a percepção dos objetos, sua relação com o espaço, e idealizou “Céus de Monet”. A escolha da data de inauguração da mostra também é uma homenagem ao pintor francês. Dia 14 de novembro 2020, Monet faria 180 anos.
Sobre o artista
Tomaz Viana, natural de Salvador, é um artista visual brasileiro que vive e trabalha no Rio de Janeiro. Toz, como é conhecido nas artes, dedica-se à pesquisa e experimentação do grafite há 20 anos e à criação de telas e objetos há 10 anos.
Serviço
Exposição Céus de Monet
Fábrica Bhering, Rua Orestes, 28 – Santo Cristo
De 14 de novembro/20 a 12 de dezembro/20, das 12h às 18h (quintas e sextas) e das 12h às 20h (sábados)
Faça um comentário