A estação São Conrado da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro foi a primeira a receber trilhos. O serviço foi concluído nesta semana em uma das vias permanentes, nível por onde os trens vão passar. A estação está em fase de acabamentos. Quatro escadas rolantes já foram instaladas e os elevadores começam a ser montados na próxima semana.
O trajeto entre as estações São Conrado e Carioca, no Centro, será de 27 minutos. Para chegar até a estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, o passageiro levará 6m59s.
A linha 4 do metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca — Ipanema) vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e deve retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão.
A previsão é de que a linha 4 entre em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes. Será possível ir da Barra a Ipanema em 15 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. O projeto integra o Plano de Políticas Públicas dos Jogos Rio 2016, que reúne obras de mobilidade, meio ambiente, urbanização, educação e cultura que foram aceleradas ou viabilizadas em função do megaevento esportivo. O investimento total na linha 4 é de R$ 8,79 bilhões, sendo R$ 7,63 bilhões do Governo do Estado do Rio de Janeiro e R$ 1,16 bilhão da Concessionária Rio-Barra.
O governador Luiz Fernando Pezão afirmou, nesta quarta-feira (09.07), que as obras da linha 4 do metrô ficarão prontas até o início das Olimpíadas de 2016, em agosto do próximo ano.
“Vamos aprontar a obra para os Jogos Olímpicos, e esse será um dos maiores legados que vamos deixar para a população da cidade e os turistas que nos visitam. Estamos dentro do cronograma. Não há problema algum com a obra”, disse Pezão.
Já foram escavados mais de 12 quilômetros de túneis entre a Barra e Ipanema. Os trilhos também estão sendo instalados e somam 14,5 quilômetros de extensão. Quatro das seis estações já estão 100% escavadas e recebem acabamentos. São elas: Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental e Nossa Senhora da Paz.
É do artista das luzes Peter Gasper a iluminação cenográfica da ponte estaiada da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro. O artista, que morreu em maio do ano passado, também assinou, entre outros trabalhos, a iluminação do Cristo Redentor, quando o monumento completou 80 anos, além da Missa para o Papa João Paulo II no Aterro do Flamengo e o show de Frank Sinatra, no Maracanã, ambos em 1980. Esta é a primeira ponte estaiada para metrô no Rio e único trecho onde os trens da Linha 4 poderão ser vistos fora do subterrâneo.
A ponte está sendo construída sobre o Canal da Barra da Tijuca e ligará o Morro do Focinho do Cavalo à Estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. Suspensa por 52 conjuntos de cabos de aço, denominados estais, a ponte terá duas vias, uma para as composições que seguirão no sentido Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, e outra em direção à Zona Sul carioca. Serão 320 metros de trecho elevado e suspenso, entre a rampa de acesso e o túnel já escavado.
Os dois pilones da ponte estaiada, estruturas de concreto que vão fixar os estais, alcançaram 46 metros de altura, mais da metade do tamanho que terão. A metodologia construtiva para esses pilones utiliza a forma autotrepante, um sistema de pistões hidráulicos que eleva toda a estrutura de apoio conforme a necessidade da obra. Esta é a primeira vez na América Latina em que pilares inclinados de uma ponte estaiada são executados desta maneira.
As rampas de acesso foram finalizadas e já estão conectadas à Estação Jardim Oceânico. Com o avanço da obra, os cabos de aço começam a ser instalados no mês que vem, quando o trecho sobre o canal também começa a ser executado.
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