Neblina estreia na noite de 12 de agosto, no Teatro II do CCBB-Rio

Neblina

O espetáculo Neblina teve estreia nacional em janeiro de 2020, no CCBB Belo Horizonte. Depois de uma pausa de 18 meses, por conta do fechamento dos teatros em todo país, o espetáculo retorna em cartaz, desta vez no CCBB Rio de Janeiro, onde estreia na noite de 12 de agosto de 2021. A obra teatral foi idealizada pelo ator Leonardo Fernandes junto a produtora Tatyana Rubim, com texto inédito de Sérgio Roveri. Leonardo divide o palco com a atriz Fafá Rennó para contarem o drama de Diego e Sofia, alteregos de Rafael e Júlia, que se passa em uma noite fria e com muita neblina. Questões existenciais relacionadas a como lidar com a perda, o luto, o sofrimento e formas de alcançar a superação estão inseridas na história desse misterioso casal. Para a montagem, realizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ator e produtora convidaram nomes de referência na cena teatral, entre eles a premiada diretora Yara de Novaes. As representações de Neblina acontecerão de quinta à sábado, às 19h, domingo, às 18h, no Teatro II, com ingressos adquiridos antecipadamente pelo site https://www.eventim.com.br/artist/neblina/. Para garantir segurança e conforto, nos teatros e cinemas a capacidade de público está reduzida para 40%. Curta temporada!

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Neblina – reprodução

A intenção de montar o espetáculo Neblina aconteceu em 2018, quando Leonardo Fernandes (Prêmio APCA 2017, de melhor ator), conhecido por importantes papéis no teatro e cinema, convidou Sérgio Roveri (Prêmio Shell-SP 2006, de melhor autor) para escrever o texto da peça, tendo como ponto de partida apenas uma imagem que tinha em mente e que ele mostrou ao autor como poderia acontecer. “O Sérgio já tinha me assistido e eu a ele. Somos amigos e tínhamos uma vontade de trabalhar juntos. Mostrei a cena na sala da casa dele. Ele viu e disse que já sabia o que fazer. E, depois de poucas semanas, ele já me mandou a primeira cena”. Roveri conta que escreveu toda a peça em três semanas: “Quando ele (Leonardo) me pediu o texto, eu fiquei livre para pensar em qualquer coisa, mas tentando obedecer essa única imagem que o Leo me passou, que é de um acidente de carro. Quando eu comecei a história eu não sabia para onde ela iria, eu tinha essa primeira imagem de uma mulher (Sofia) batendo na casa de um cara, de madrugada. E ele (Diego) com medo de abrir a porta, por morar em uma casa afastada, e por já ser quase meia noite e ter muita neblina.”

Com o texto em mãos, Leonardo e Tatyana, que já haviam trabalhado juntos em Horácio, partiram para levantar recursos e montar a equipe para levar o espetáculo ao palco. “Eu sempre tive vontade de voltar a trabalhar com a Taty, somos amigos de muitos anos. Nunca tinha trabalhado com a Yara, sou completamente fã e admirador do trabalho dela e queria muito que ela me dirigisse”, revela o ator. Tatyana lembra que sua produtora, a Rubim Produções, fazia tempo não construía um espetáculo desde o começo: “Volta e meia a gente faz isso, nossa equipe sente a necessidade de produzir um projeto desde o início e essa parceria com o CCBB foi fundamental. E, quando a instituição trouxe essa possibilidade da gente rodar em quatro unidades do CCBB do país, foi um encantamento para todos.”

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Neblina – reprodução

Sobre o roteiro, Yara de Novaes explica que os textos de Sérgio Roveri são com muitas camadas: “É um texto que parece simples à primeira vista e quando você se debruça, percebe que é um texto muito fundo, cheio de camadas, que quer dizer muito mais do que as palavras dizem. São textos que vêm com uma vida anterior, as palavras são só o resultado dessa vida que ele consegue gerar ali, em lugares muito profundos. A gente tem visto isso enquanto estamos estudando o texto ou já montando a cena ou estudando em cena o texto. Percebemos que em muitas vezes a gente não compreendeu o absoluto daquele texto. Ele sempre tem um mistério pra nos oferecer, não esse mistério da trama, mas um mistério humano para nos oferecer.” Para ela, na montagem, o grande desafio é conseguir, através do texto, saltar para um lugar que seja mais transcendente: “É um texto que pede o transcendente.” A diretora acredita que a peça quer propor a inexorabilidade da vida. “A morte é algo muito certo, assim como a perda. No entanto, a gente evita isso o tempo inteiro. Nós ocidentais compreendemos a morte como o fim e não como uma transformação ou um correr natural da vida. E essa é a grande dor, a gente tem a tendência a querer manter tudo como está, é muito difícil aceitar que as coisas se transformam.”

Para o autor, a palavra chave do espetáculo é a verdade: “Cada elemento ou cada agente da peça, elenco, direção, cenário, trilha, eles têm que compor um jogo verdadeiro. O grande desafio da peça nesse sentido é o seguinte: se tiver um rabinho de mentira aparecendo, a estrutura desse casal desmonta. A Sofia tem que acreditar em tudo que o Diego está dizendo e ele precisa acreditar em tudo que a Sofia está dizendo e fazendo. É a crença daquilo que eles estão vivendo naquela noite específica, que faz o fechamento da trama ser tão impactante e surpreendente”. E é aos poucos que este casal vai se mostrando ao público. Para Roveri, o espetáculo traz aquilo que a gente está disposto a fazer em busca da superação. “É uma peça que mostra que o ser humano não conhece limites ou ele é desafiado a extrapolar os seus limites em nome da superação, em busca de um novo dia, de uma nova manhã, de uma reinvenção da vida. E apesar de não estar certo do que você está fazendo, você faz. Os personagens são movidos por essa intenção boa no sentido de manter a vida, a sanidade, o relacionamento. A peça é uma demonstração de força de seres humanos que não desistem.”

A respeito dos elementos que compõem a cena, Yara de Novaes explica que “quando conversamos sobre esse espaço, que tem uma função dramatúrgica, a gente entendeu que ele precisaria ser espiritual, um espaço que pudesse promover essas metáforas, que o próprio texto sugere ou evoca. É um espaço a princípio vazio, com um pêndulo, que é uma pedra. A trilha sonora acompanha as personagens. Dá chão a elas, ou faz com que elas tenham a possibilidade de sair daquele espaço, daquele tempo.” A diretora explica que esses elementos no palco contribuem porque estão ali: “para ajudar a compreender que tudo é impermanente, que nada vai ser como é para sempre. Eu acho que é isso que todos nós estamos procurando, uma compreensão muito profunda dessa impermanência.”

Em 5 de fevereiro de 2021, a obra ganhou uma versão websérie intitulada Farol de Neblina, co-dirigida pela cineasta Clarissa Campolina – que assinou a adaptação cinematográfica com Sérgio Roveri – e direção de fotografia de Wilssa Esser, transmitida gratuitamente pelas redes sociais do CCBB, com a chancela Ministério do Turismo, Banco do Brasil apresentam e patrocinam e Livelo co-patrocina. A versão web continua disponível no canal do YouTube do CCBB. Também foi lançado recentemente o Podcast Farol de Neblina, disponível no Spotify, com entrevistas da equipe a respeito da transposição da peça para a web.

A temporada do espetáculo Neblina, no palco do Teatro II do CCBB-Rio, será presencial, com representações de quinta à sábado, às 19h, e domingos, às 18h, até 12 de setembro, e ingressos adquiridos antecipadamente pelo site https://www.eventim.com.br/artist/neblina/. Na noite de 21 de agosto, a representação será com intérprete de Libras.

Sinopse

Depois de passar com o carro sobre uma pedra no trevo de uma estrada deserta, uma mulher, Sofia (Fafá Rennó), caminha mais de uma hora em busca de socorro, até encontrar uma casa com as luzes acesas, onde mora Diego (Leonardo Fernandes), um homem solitário e de personalidade pouca amistosa. O frio e a neblina daquela madrugada obrigarão Sofia a esperar até o amanhecer para poder partir. Estranhamente, o amanhecer para os dois personagens demora muito a chegar

Serviço

Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro II
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.
Informações/tel.: 21 3808-2020
Temporada: 12 de agosto à 12 de setembro de 2021.
Representações: Quinta à sábados, às 19h, e domingos, às 18h.
Sessão com Libras: Na noite de 21 de agosto, haverá intérprete de Libras.
Ingressos adquiridos antecipadamente pelo site https://www.eventim.com.br/artist/neblina/
Valor do ingresso: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia)
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos

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