Mesmo com as autoridades recomendando que as pessoas não saiam de casa para não se contaminarem com o coronavírus, cariocas e turistas lotaram às praias da Zona Sul do Rio de Janeiro neste dia 16, em especial no Arpoador e em Ipanema. O mesmo ocorreu neste final de semana.
Para tentar remediar a situação, um carro de bombeiro com um alto-falante instalado repetia a seguinte a mensagem:
“A Defesa Civil Estadual pede à população que evite aglomerações nas praias. Por favor, para a sua segurança e de seus vizinhos, amigos e familiares, voltem para a casa. O momento é de conscientização. Faça a sua parte e ajude a prevenir e a controlar o coronavírus. Você sempre conta com os bombeiros. Podemos contar com você?”
Já na última sexta-feira (13), o governador Wilson Witzel afirmou que as praias do Rio de Janeiro poderão ser interditadas para evitar aglomerações.
“Nós não permitiremos aglomeração na praia. O momento é de ficar em casa para que possa ser controlada a epidemia”
Apesar disso, o secretário de Saúde, Edmar Santos, disse no mesmo dia que está contando com a conscientização das pessoas.
“Como a gente vive em um estado democrático de direito, eu espero que o cidadão faça o papel de cidadão e não vá a praia” – disse.
COMO SE PROTEGER DO CORONAVÍRUS?
Pelo coronavírus (COVID-19) ser altamente contagioso, a maior recomendação é que as pessoas se isolem socialmente até que a situação melhore, já que o crescimento do contágio tende a ser exponencial.
A recomendação é evitar lugares muito cheios, como casas noturnas, praias, cultos ou qualquer ambiente onde haja concentração de pessoas; evitar beijos e abraços também.
Além disso, lavar as mãos com sabão, não só na palma, mas também na parte de cima e entre os dedos. De preferência, utilizar um álcool em gel para assegurar que está bem protegido.
Faça um comentário