Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora os 113 anos com uma grande festa

Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora os 113 anos com uma grande festa
Reprodução

Após dois anos comemorando virtualmente, chegou a hora de estar de volta com o tradicional aniversário do Theatro Municipal de Portas Abertas ao público, durante todo o dia 14 de julho, quando completa 113 anos.

Celebrar os 113 anos do Theatro Municipal abrindo as portas para o público é uma alegria e um marco na rica história da instituição, depois de dois anos fechada por conta da pandemia. Pensamos uma programação ampla, democrática, envolvendo todos os corpos artísticos do TM e culminando com uma apresentação gratuita de Don Giovanni. Esperamos todos vocês com a certeza de que teremos uma grande festa!” – destaca a presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

“Idealizar a programação do aniversário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com toda a equipe da Direção Artística, após dois anos de pandemia é uma emoção muito grande. A construção da programação, o contato com os artistas que se apresentarão, as reuniões de pauta… são ingredientes maravilhosos de um processo de enorme trabalho. A data de 14 de julho é, por tradição, um dia em que todos os corpos artísticos e funcionários da casa se unem num grande ato de agradecimento ao público carioca por tanto carinho e amor pelo teatro.” – ressalta Eric Herrero, diretor artístico da Fundação Teatro Municipal.

A programação inicia às 9h com a participação da banda dos Fuzileiros Navais em frente à escadaria externa, na Rua Evaristo da Veiga. Às 10h, o Quarteto Ornamentos, que toca Vivaldi e Beatles, vai se apresentar no Foyer do Theatro com os músicos Marluce Ferreira (1º violino), Andrea Moniz (2º violino), Lígia Rangel (viola) e Lylian Moniz (violoncelo). Às 11h, a Camerata Vila, da Ação Social pela Música, grupo com 18 integrantes, vai mostrar um repertório erudito e popular, no Boulevard da Av. Treze de Maio.

A partir do meio-dia, acontecerá, no Salão Assyrio, o “GRAND DÉFILÉ”, uma série de atividades com bailarinos e músicos do Theatro. Para começar, 195 alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. Em seguida, o Adágio do Cisne Negro com os primeiros bailarinos do Municipal, Márcia Jaqueline e Cícero Gomes, acompanhados pelo pianista Itajara Dias. Haverá ainda o pas de deux do 2º ato do Lago dos Cisnes com a solista do BTM (Ballet do TMRJ), Fernanda Martiny e o novo contratado do BTM, bailarino Alyson Trindade.

O pianista Itajara Dias, o violinista Daniel Albuquerque e o violoncelista Pablo Uzeda vão acompanhar a coreografia, ao vivo. Serão apresentados também o pas de deux de O Corsário, com os primeiros bailarinos do Theatro Juliana Valadão e Filipe Moreira, acompanhados pelo pianista Murilo Emerenciano. E pra fechar esta parte da programação, a Morte do Cisne, com a primeira bailarina Claudia Mota, ao som do pianista Valdemar Gonçalves e do violoncelista Pablo Uzeda.

Na escadaria interna do TMRJ, às 13h, será exibido O Sole Mio – As Mais Belas Canções Napolitanas interpretadas pelos tenores do Coro do Municipal Ivan Jorgensen, Erick Alves, Jessé Bueno e Guilherme Moreira. O pianista será Murilo Emerenciano.

Já às 14h, no Foyer, haverá o recital da harpista Alice Emery. A partir das 15h, na escadaria interna, árias de óperas famosas interpretadas pelos cantores Carolina Morel, Erika Henriques, Hebert Augusto Campos, João Campelo e Calebe Faria, as Novas Vozes da Ópera do Municipal, com o pianista Murilo Emerenciano.

Durante a tarde, mais uma apresentação de uma orquestra jovem no Boulevard: a Orquestra Maré do Amanhã, às 16h. E, em frente ao Theatro Municipal, às 17h, será a vez da banda Sinfônica de Duque de Caxias – FUNDEC, formada por 45 músicos que irão interpretar um repertório variado.

E para encerrar as atividades do aniversário, na grande sala, a ópera Don Giovanni, de Mozart, com a Orquestra Sinfônica, Coro e Bailarinos do TMRJ, além de solistas convidados e alunos do curso técnico da EEDMO.

Programação Especial 113 anos TMRJ:

 

  • 09h – Banda dos Fuzileiros Navais
    Local: Frente do Theatro Municipal – Escadaria externa.
  • 10h – Quarteto Ornamentos
    Local: Foyer
  • 11h – Camerata Vila – Ação Social Pela Música
    Local: Boulevard
  • 12:h– “GRAND DÉFILÉ”
    Local: ASSYRIO
  • 13h – O Sole Mio – As Mais Belas Canções Napolitanas
    Local: Escadaria Interna do TMRJ
  • 14h – Recital de Harpa
    Local: Foyer
  • 15h – Novas Vozes Da Ópera
    Local: Escadaria Interna
  • 16h – Orquestra Maré do Amanhã
    Local: Boulevard
  • 17h – Banda Sinfônica de Duque de Caxias – FUNDEC
    Local: Frente do Theatro Municipal
  • 19h – Ópera Don Giovanni de Mozart
    Local: Grande Sala

Dentro da programação, haverá ainda duas turmas de visitas guiadas – às 11h e 16h. (as inscrições podem ser feitas pelo nosso site a partir desta segunda-feira e estarão sujeitas à lotação)

Serviço:

  • Theatro Municipal de Portas Abertas – aniversário 113 anos
  • Endereço: Praça Floriano, s/nº – Centro
  • Data: 14 de julho
  • Horários: 9h até 19h (ver programação acima)
  • Entrada franca sujeita à lotação

Ingressos para o dia 14 de julho:

  • A retirada de ingressos será feita uma hora antes das apresentações, na bilheteria do Theatro, situada na lateral do TMRJ, na Avenida Rio Branco.
  • * Visitas Guiadas gratuitas -– Inscrições pelo site Imply a partir desta segunda-feira (11 de julho)
  • * Pré-estreia Don Giovanni – Ingressos pelo nosso site (theatromunicipal.rj.gov.br) ou pelo site da Imply, dois por CPF, para o dia 14 de julho.
  • Nos outros dias, segue o link para venda:
  • https://theatromunicipalrj.eleventickets.com/#!/evento/360685d8791565bc6fdcb2119d5f71fb0ecf9d64
  • Antes de cada espetáculo, haverá uma palestra sobre a ópera e suas curiosidades.
  • Classificação: Livre, exceto a ópera Don Giovanni -14 anos
  • Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal
  • Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*