O esporte mais carioca de todos, a altinha, é tema filme belga

Altinho ou Altinha (ambos os nomes são usados) foi inventada nos anos 60 nas areias da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, Brasil. Praticado à beira-mar por pelo menos duas pessoas, o objetivo é simplesmente evitar que a bola de futebol toque o chão, mantendo-a no alto possível no ar, por isso do nome “altinha”. Apesar de sua única exigência é ter uma bola de futebol, o esporte tem pouco a ver com o futebol em si. O que poderia ser visto como um jogo infantil, tornou-se um estilo de vida, uma rotina, uma (sub) cultura tendo a praia como testemunha.

“Sem mãos” é a única regra. Ao contrário do futebol, os participantes jogam uns contra os outros e contra ninguém. Nenhum vencedor, nenhum perdedor. Uma luta pacífica contra a gravidade. Um balé fascinante observado pelo oceano. Num mundo cada vez mais impulsionado pela competição e pelo lucro, a filosofia colaborativa da altinha e sua quase ausência de regras parece uma sopro de ar fresco.

Esse encantamento pela altinha motivou o cineasta belga Jean-Marc Joseph a realizar um documentário independente que oferece uma visão íntima de uma comunidade surpreendentemente pequena, todavia ativa, concentrada em torno do Posto 9 de Ipanema.

Num tempo em que o Brasil e o Rio, em particular, enfrentam um ressurgimento dramático de violência e discrepâncias sociais, o mundo visto através de alguns jogadores revela uma fé inesperada na natureza humana e uma melhor compreensão da complexa identidade carioca.

Altinho é sobre o jogo da vida, esperança e simplicidade.

Abaixo você pode conferir o teaser de um minuto. A trilha é mérito de Simon Pyke e a versão final terá uma duração de aproximadamente sete minutos!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*