RIO – Uma baleia apareceu no mar da Praia de Ipanema, na altura do posto 8, na tarde desta quinta-feira, chamando atenção de quem passava pela orla. O biólogo marinho Marcelo Szpilman disse que a espécie parece ser jubarte.
— Pelo tipo de salto, parece ser uma baleia. Se eu fosse chutar, seria jubarte. Nessa época do ano, tanto os machos quanto as fêmeas saem da Antártida e migram para Abrolhos, na Bahia. Fazem essa migração anual. Entre junho e agosto, é a época de reprodução. As fêmeas que estão grávidas vão parir em Abrolhos. Então, as baleias acabam passando pelo litoral do Rio. Eventualmente algum desses animais param para descansar. Então, é comum aparecerem — explicou Szpilman.
A baleia jubarte pode pesar entre 35 e 40 toneladas e medir cerca 16 metros de comprimento.
TUBARÃO NA ORLA
Na terça-feira, um tubarão-baleia foi flagrado nadando no mar de Copacabana. Segundo o professor de biologia marinha da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marcos Costa, a nadadeira é bem característica da espécie, apesar de não ser costume ele se aproximar da costa. As imagens do peixe foram publicadas pelo blog Radicais.
O bicho, de acordo com o especialista, costuma nadar na superfície para se alimentar de pequenos organismos que vivem na coluna d’água, tanto animais como vegetais. Costa, no entanto, chama atenção para o tipo de nado apresentado pelo tubarão-baleia, que pode estar debilitado.
— Esse tipo de nado que a gente observa neste vídeo não é comum. Pode ser que ele tenha sofrido algum ferimento para estar assim tão próximo da costa e na superfície.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/baleia-aparece-no-mar-da-praia-de-ipanema-19475393#ixzz4B9KnYdUG
Faça um comentário