Bondes chegarão ao Largo dos Guimarães nesta segunda-feira

20151224121222-82861.jpg-GH62HB85G.1

RIO – A partir da próxima segunda-feira, dia 28 de dezembro, os bondes de Santa Teresa, ainda em pré-operação, circularão com passageiros até o Largo dos Guimarães, saindo do Largo da Carioca e com parada no Largo do Curvelo. Nessa fase, o serviço será gratuito e das 11h às 16h, de segunda à sábado.

Nesta quinta-feira, técnicos da Secretaria estadual de Transportes, da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) e do consórcio construtor realizaram testes operacionais, sem passageiros, entre os largos do Curvelo e dos Guimarães. Com 500 metros, o trecho recebeu novos trilhos e rede aérea.

— Deu tudo certo. Rodamos com os cinco bondes no trecho entre os Largos do Curvelo e dos Guimarães. Está tudo pronto para segunda-feira — diz o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, que acompanhou o teste.— O retorno dos bondes de Santa Teresa ao Largo dos Guimarães é um marco importante para o restabelecimento desse tradicional serviço de transporte. O Largo dos Guimarães é o coração do bairro de Santa Teresa.

Segundo Osorio, ainda na primeira quinzena de janeiro a pré-operação com passageiros deve começar na Rua Francisco Muratori. Nessa ladeira, com cerca de 900 metros, estão sendo feitos testes entre 9h e 11h.

O serviço de bondes de Santa Teresa foi suspenso em agosto de 2011, quando aconteceu um acidente, que matou seis pessoas (incluindo o motorneiro) e deixou 50 passageiros feridos. Na ocasião, um bonde descarrilou e tombou quando descia a Rua Joaquim Murtinho, na altura do número 273, perto do Largo do Curvelo.

Em julho último, a pré-operação começou no trecho de 900 metros entre os largos da Carioca e do Curvelo. Cada bonde tem capacidade para 32 passageiros sentados. O trajeto completo dos bondes terá dez quilômetros de extensão. As obras deveriam ter sido concluídas antes da Copa do Mundo de 2014, mas sofreram diversos atrasos e adiamentos.

Agora, a previsão é a de que todo o sistema esteja concluído em 2017. No momento, as obras se concentram no trecho de três quilômetros entre a Praça Odilo Costa Neto e o Largo do França.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/bondes-chegarao-ao-largo-dos-guimaraes-na-segunda-feira-18362623#ixzz3vdamwZig

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*