Na semana de conscientização de cuidados com os rins, várias atividades, como verificação de pressão arterial, teste de glicose, aulão de zumba e maquiagem, serão oferecidas ao público. Esta semana é comemorado o “Dia Mundial do Rim” (8 de março), com o propósito de difundir informações e criar consciência sobre fatores de risco e prevenção das doenças renais. No Rio de Janeiro, a DaVita Tratamento Renal, uma empresa do grupo DaVita Inc. (NYSE: DVA), promove uma série de atividades de educação e prevenção no próximo sábado, 10 de março, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, das 9h às 13h. O evento é gratuito e aberto ao público, que será orientado por uma equipe especializada em saúde renal.
Entre outras atividades, a DaVita Tratamento Renal oferecerá teste de glicose, verificação de pressão arterial e orientações sobre prevenção. Além disso, terá aulão de zumba (às 10h e às 11h30) – para falar sobre a necessidade de se adotar um estilo de vida saudável como forma de prevenir doenças, e maquiagem – em função do tema deste ano da campanha mundial: ‘Saúde da Mulher – Cuide de seus rins’.
Estima-se que 10% da população mundial tenham doença renal crônica e muitos não sabem que têm o problema. No Brasil, estudos apontam que está crescendo o número de pessoas que têm a doença em estágio avançado.
A hipertensão é a primeira causa no Brasil de pacientes em diálise, sendo responsável por 34% dos casos. Em seguida, vem o Diabetes mellitus, respondendo por 30% dos pacientes dialisados. Além disso, o envelhecimento contribui para a redução da filtração dos rins, que diminui, em média, um mililitro por minuto ao ano depois que a pessoa completa 40 anos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a cada ano aproximadamente 21 mil brasileiros precisam iniciar tratamento por hemodiálise ou diálise peritoneal. A estimativa é que a enfermidade afete um em cada cinco homens e uma em cada quatro mulheres com idade entre 65 e 74 anos, sendo que metade da população com 75 anos ou mais sofre algum grau da doença. Em 2017, cerca de 6 mil pessoas fizeram transplante de rim no país, quantidade que vem aumentando, em média, 10% ao ano.
10 dicas para prevenção de doenças renais
1. Controlar a pressão arterial;
2. Controlar os níveis de glicose no sangue;
3. Evitar medicamentos que fazem mal aos rins;
4. Controlar os valores do ácido úrico;
5. Evitar cigarro;
6. Evitar bebida alcoólica em excesso;
7. Manter um peso saudável;
8. Aos homens – fazer exame de próstata;
9. Procurar um médico nefrologista; e
10. Realizar exames periódicos de sangue e urina.
SERVIÇO
‘Dia Mundial do Rim’ – DaVita Tratamento Renal
Data: 10 de março de 2018 (sábado) – Hora: das 9h às 13h
Local: Praça Nossa Senhora da Paz (Ipanema)
Atividades: verificação de pressão arterial, teste de glicose, orientações de prevenção pela equipe especializada, aulão de zumba (às 10h e às 11h30) e maquiagem – para falar sobre a necessidade de se adotar um estilo de vida saudável como forma de prevenir doenças – em função do tema deste ano da campanha mundial: ‘Saúde da Mulher – Cuide de seus rins’
Faça um comentário