Municipal abre exposição virtual sobre a bailarina Eugenia Feodorova

Eugenia, rodeada por bailarinas / Acervo CEDOC | FTMRJ1959

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro iniciou uma exposição virtual sobre Eugenia Feodorova, um dos principais nomes da dança no país. “A Fada Camponesa” tem formato de e-book e integra a nova série “Coreógrafos do Municipal”. A mostra está disponível no site do Theatro.

Eugenia nasceu em Kiev, na Ucrânia, em 17 de outubro de 1923 e iniciou ainda criança seus estudos de balé. Foi primeira bailarina em várias companhias da Europa: Alemanha, Itália, Espanha e França. E por que escolheu o Brasil para viver? Porque encontrou semelhanças entre o povo brasileiro e o russo: a alegria, a musicalidade, o gosto pela dança.

Feodorova, carinhosamente chamada de Dona Eugenia pelos bailarinos, tinha uma imagem do nosso país antes de vir pra cá, em 1954. Imaginava uma terra alegre, ensolarada. Mas a bailarina chegou ao Rio de Janeiro no dia da morte de Vargas, em 24 de agosto, com o país em luto, o que lhe causou, de imediato, uma enorme decepção, superada tempos depois.

Marcada pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, Eugenia foi levada para a Alemanha depois de ter os pais e a irmã mais nova assassinados pelos nazistas, em Kiev. Sobreviveu graças à dança, já que na hora do ataque estava em um ensaio, no teatro local.

Eugenia, rodeada por bailarinas / Acervo CEDOC | FTMRJ1959

Contribuições

No Rio, Eugenia contribuiu e muito com o Municipal através de seu trabalho ao tornar os espetáculos de balé verdadeiras preciosidades artísticas, marcando, historicamente, as temporadas no Theatro.

Entre 1958 e 1961, coreografou os espetáculos de bailados das temporadas apresentando, no cinquentenário do teatro, “Le Coq D’Or” e o lendário “Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky, feito em quatro atos pela primeira vez na América Latina. Coreografou outros grandes balés como “Descobrimento do Brasil”, de Villa-Lobos, “Lago dos Cisnes” (nas temporadas de 1991 e 2003) e “O Quebra-Nozes”.

Ao longo se sua carreira recebeu diversos prêmios, inclusive o de Cidadã Honorária do Rio de Janeiro (1983) e a Medalha do Mérito Artístico da Dança do Conselho Brasileiro de Dança, associado ao Conseil International de la Danse da Unesco (1986).

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