Passeios Gratuitos no Rio de Janeiro
A cidade maravilhosa é procurada por muitos viajantes que buscam um destino tropical, é uma das cidades do litoral do Brasil mais conhecida no exterior. Sua fama deve-se também ao sucesso da música Garota de Ipanema, que atraiu muitos olhares para o Rio de Janeiro. Com belas praias, noite agitada e ecoturismo, fazer uma viagem para o Rio de Janeiro é diversão garantida. Não importa o que procure, você irá encontrar na capital carioca.
Se você está pensando em fazer uma viagem para esse destino nacional e está preocupado com dinheiro, uma dica muito importante para economizar nas viagens, é investir no Hurb Cash: Acumule créditos para viajar quando quiser e seus créditos podem ser usados em hotéis, pacotes e ingressos. Outra dica muito importante é que no Hurb você pode optar pelo boleto parcelado e dividir sua viagem em até 18x.
Pensando em unir o útil ao agradável, para você tirar sua viagem do papel e tonar esse sonho em realidade, o Hurb separou 6 passeios no Rio de Janeiro que são gratuitos. Quando você conhecer um pouco mais desses, garanto que vai comprar a primeira passagem de ônibus para poder conhecer mais da beleza carioca.
Feira do Rio Antigo
A Feira do Rio Antigo, acontece apenas uma vez ao mês, todo primeiro sábado do mês e acontece na Rua do Lavradio, rua que você precisa visitar se gosta de turismo histórico. A Rua do Lavradio é cheia de antiquários, bares, casarões e casas de show. A Feira do Rio Antigo que acontece mensalmente, enche a rua de barracas com diversos produtos, móveis, objeto de decoração e acessórios. Apesar da feira ser gratuita, é muito difícil sair de lá sem gastar nada. E para melhorar e entrar no clima carioca, os expositores costumam promover apresentações músicas, de danças ou fotografia. Deixando esse passeio no Rio de Janeiro ainda mais rico. E após de passear pela feira, você pode parar em algum bar ou restaurante para aproveitar os quitutes da região ou beber uma caipirinha.
Samba do Ouvidor ou na Pedra do Sal
O Rio de Janeiro também é conhecido como cidade do samba, muitos turistas estrangeiros quando visitam a cidade procuram por samba e aquela caipirinha. E se você gosta de um bom samba, você precisa colocar um desses lugares na sua lista. Samba do Ouvidor e Pedra do Sal, são programas ótimos para você curtir com os amigos e um dos mais antigos da cidade. Apesar do nome, o Samba do Ouvidor não está mais fixo na Rua do Ouvidor, para acompanhar a programação é preciso segui-los nas redes sociais. O Samba da Pedra do Sal, acontece nas segundas-feiras, a partir das 18h se não estiver chovendo.
Centro cultural Banco do Brasil
Localizado no centro do Rio de Janeiro, o Centro Cultural do Banco do Brasil, mais conhecido como CCBB, é um dos principais centros culturais da cidade. O CCBB recebe diversas exposições durante o ano e no 5° andar, ainda tem uma biblioteca própria. Mesmo sem exposições, o prédio é encantador, sua arquitetura encanta qualquer visitante, você se sente dentro de um palácio. Você pode passear com as crianças para conhecer esse espaço, o CCBB já foi palco da exposição da Dreamworkds. Encantando a toda família com os personagens de Kung Fu Panda e Madagascar. Além das exposições, o CCBB também tem a mostra de cinema, teatro e programas educativos. Funciona de quarta-feira a segunda-feira, das 9h às 21h, as terças o CCBB não abre.
Cachoeira do Horto
A cidade maravilhosa é cheia de vistas encantadoras, esse passeio no Rio de Janeiro com toda certeza vai fazer com que você se apaixone. Sabemos que o Rio tem diversas opções de turismo de aventura e ecoturismo, para chegar até a Cachoeira do Horto, você precisa realizar uma trilha no Parque da Tijuca. São apenas 20 minutos de caminhada, mas a dica é ir de tênis, a trilha é íngreme e as pedras escorregam. E para poder aproveitar a natureza, sem muita movimentação, é bom ir em dia de semana, aos fins de semana, a Cachoeira do Horto é um destino disputado. O Parque da Tijuca, tem diversa cachoeiras e trilhas com os mais variados níveis de dificuldade. Se você gosta de encarar esse tipo de aventura, conheça também as cacheiras próximas da do Horto.
Paquetá
A Ilha de Paquetá já foi cenário de uma clássica novela brasileira, A Moreninha. Muito diferente da agitação da cidade maravilhosa, Paquetá tem ruas de paralelepípedo, com muita calmaria para você aproveitar para se desconectar um pouco do mundo. Para chegar até Paquetá, é preciso fazer uma viagem de barca, que saem diretamente da Praça XV e você pode pagar com o RioCard. Apesar de a ilha ser pequena, tem muitos pontos turísticos para você conhecer. Se você curte ecoturismo, precisa realizar esse passeio.
Se você preferir, pode alugar uma bike ou caminhar pela ilha para conhecer o Solar D’El Rey, a Praia José Bonifácio, Praça São Roque, Pau da Paciência, Cemitério dos Pássaros e muito mais. E você não pode deixar de conhecer a famosa Pedra da Moreninha, abraçar a Maria Gorda, ser vivo mais amado da Ilha e visitar a Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte. Como a ilha é pequena, você pode tirar apenas um dia para conhece-la, por isso é indicado que escolha o seu hotel no Rio de Janeiro.
Rio Free Walking Tour
Sabe aquele dizer “Faça chuva ou faça sol”? É praticamente o lema do Rio Free Walking Tour. Com muita cultura e turismo histórico, o Rio Free Walking, oferece 2 passeios gratuitos pela cidade maravilhosa. Você pode optar pelo tradicional passeio diário no Centro Histórico e Lapa ou o passeio Herança Africana e Região Portuária, área antiga e revitalizada da cidade e considerada um grande legado dos Jogos Olímpicos. Os passeios podem ser realizados em inglês, espanhol ou em português. O Rio Free Walking tem como intuito levar o turista, seja brasileiro ou estrangeiro e até os cariocas mesmo, a conhecer um pouco mais da história e cultura da cidade e da história do Brasil.
Essa viagem para o Rio de Janeiro ficará para história, monte o seu roteiro que você vai conseguir encaixar muitos passeios gratuitos pela cidade, como Trilha da Pedra Bonita, Parque das Ruinas, Museus, Vista Chinesa e muito mais. Sem contar a diversidade de praias que existem pela cidade e suas redondezas, dependendo da quantidade de dias que você vai passar na cidade, você também pode conhecer o Grumari, Prainha, além das maquis famosas como a Praia de Ipanema.
Opções de passeios no Rio de Janeiro não vão faltar para você! Prepare a mala, o protetor solar, a roupa de banho e sua canga. Você irá se divertir nessa cidade, que tem o dia belo e uma noite agitada. Não dá para visitar o Rio e não conhecer a Lapa, não é mesmo? Aproveite e visite o blog oficial Go Hurb, repleto de dicas de viagem, curiosidades e até roteiros de destinos. O Hurb valoriza o que é importante: você! ♥