Planetário do Rio retoma oficinas gratuitas de contação de leitura história

Planetário do Rio retoma oficinas gratuitas de contação de leitura história
Reprodução

O Planetário do Rio, em parceria com a editora Oficina Raquel, apresenta a segunda edição do Projeto Oficina no Planetário. O projeto é composto por várias atividades para todos os públicos e ocorrerá na área da sala de leitura, anexa ao Hall da Astronomia no térreo.

Além de ser um espaço da Ciência e de divulgação científica, o Planetário é também um equipamento cultural amplo, de espectro diversificado, no qual se desenvolvem de maneira efetiva e sistemática atividades relativas ao universo do livro.

A segunda edição da Oficina acontecerá neste sábado (21/05) das 11h às 14h. O evento contará com a participação da autora Simone Magno que estará no local autografando os seus livros e promovendo contação de histórias.

A atividade é gratuita e para todas as idades.

  • Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
  • Endereço: Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ, 22451-070
  • Telefone: (21) 2088-0536
  • Estacionamento gratuito no local.
  • Mais informações em http://planeta.rio/cursos/

Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (PlanetaRio) é uma instituição, pessoa jurídica de direito público, vinculada à Secretaria de Governo e Integridade Pública do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Dedica-se à divulgação da astronomia e ciências afins à população. Administra dois planetáriosː o planetário da Gávea e o planetário de Santa Cruz.Está sediada no número cem da rua Vice-Governador Rubens Berardo, no bairro da Gávea. Horário de funcionamento: Terça a Sexta de 9:00 às 17:00, Sábado de 14:30 às 19:00 e Domingo de 15:30 às 18:00.

Foi fundada em 19 de novembro de 1970, na Gávea, batizada como “Planetário do Rio”. Passou a se chamar “Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro” em 1993. Em 2008, foi inaugurado o Museu Cósmico, no bairro de Santa Cruz.

A instituição possui duas cúpulas em funcionamento: a Carl Sagan e a Galileu Galilei. A primeira tem 23 metros de diâmetro e 263 assentos e abriga o planetário modelo Universarium VIII – TD, que é um equipamento moderno capaz de projetar cerca de nove mil estrelas. Já a cúpula Galileu Galilei tem 12,5 metros de diâmetro e 90 assentos e conta com um sistema de imersão digital. Nesta cúpula, a projeção é de cerca de seis mil estrelas. Ambos os planetários reproduzem, em condições fidedignas, o céu visto da Terra a olho nu em qualquer latitude ou época do ano. De terça a sexta, as sessões de cúpula funcionam atendendo a escolas públicas e particulares com agendamento prévio. Nos fins de semana e feriados, as sessões são abertas ao público em geral.

As observações do céu acontecem às quartas, gratuitamente, na Praça dos Telescópios (atualmente, porém, em virtude de obras no planetário da Gávea, a atividade somente está acontecendo uma vez por mês). A área possui quatro equipamentos modernos, instalados em cúpulas, com capacidade para localizar automaticamente cerca de 64 mil objetos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*