Prefeitura do Rio cria Polos Comerciais na área do Baixo Copacabana e Rua Garcia D´Ávila, em Ipanema
O Baixo Copacabana e a Rua Garcia D´Ávila ganham hoje oficialmente o título de “Polos Comerciais”, passando a fazer parte do programa Polos do Rio. A Prefeitura do Rio publicou hoje dois decretos que promoverão ações articuladas com organizações da sociedade civil através de parcerias, irão otimizar os investimentos públicos e acelerar o ritmo das melhorias e da qualificação no Baixo Copacabana e na Rua Garcia D´Ávila.
Os polos foram criados por conta do potencial econômico das duas áreas, pela concentração de estabelecimentos comerciais de diversos segmentos e rede hoteleira. A criação dos polos também leva em consideração a preservação turística das áreas e a promoção do lazer, da cultura e da gastronomia. Outro objetivo da criação dos polos – que hoje já são 23 espalhados pelo Rio de Janeiro – é a geração de emprego e renda por conta do estímulo ao comércio.
O polo Comercial e Gastronômico da Rua Garcia D’Ávila compreende a área da própria rua e o Polo Comercial, Gastronômico, Turístico e Cultural Baixo Copacabana engloba as seguintes ruas: Almirante Gonçalves, Avenida Nossa Senhora de Copacabana, Constante Ramos e Avenida Atlântica.
Com a formalização dos polos, a Prefeitura passa a atuar de forma planejada na promoção e no ordenamento das áreas, com ações como adequação do trânsito, ordenamento de áreas de estacionamento e comércio ambulante, sinalização, iluminação pública e limpeza.
Para Tony Chalita, Secretário de Governo e Integridade Pública, pasta responsável pela Coordenadoria Executiva de Diálogos Setoriais — CEDI, que trata do tema, “os decretos e resoluções publicados hoje “reforçam o compromisso da Prefeitura em estimular o desenvolvimento econômico e cultural nestas áreas através da geração de empregos, do estímulo ao turismo, ao comércio e à prestação de serviços. Com a criação dos novos polos do Baixo Copacabana e Rua Garcia D´Ávila, que passam a fazer parte do Programa Polos do Rio, alcançamos a marca de 23 pólos comerciais na cidade”.