Rio promove V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial neste fim de semana

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine – Rio) realiza, neste fim de semana, a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Cidade do Rio de Janeiro. Aberto ao público, o evento discutirá formas de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública, por meio da Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial.

foto
Reprodução

A conferência acontece nos dias 18 e 19 (sexta e sábado), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAD), no centro da cidade. Nesta edição, o evento terá o tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado é responsabilidade de todos nós”. Na sexta, a programação vai das 15 às 20 horas. No sábado, as discussões começam às 09 da manhã.

Para participar, basta fazer o credenciamento na entrada.

Além de apresentações culturais, o evento terá palestras sobre a história do Comdedine e grupos de trabalho compostos pelos participantes, que discutirão o combate ao racismo e à intolerância, o acesso à Justiça e a prevenção a violações dos Direitos Humanos. Durante o encontro, também serão votados o regimento interno do Conselho e os delegados que representarão a cidade do Rio na V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, em março.

“O Conselho Municipal dos Direitos do Negro tem uma longa estrada, muita história e muito a somar em diversos projetos e iniciativas internas e externas, beneficiando a nossa gente de diversas formas. Nosso ideal é a construção de ações em conjunto, voltadas àqueles que mais precisam do poder público. Somente dando as mãos poderemos fazer a diferença”, destaca a presidente do Comdedine, Fátima Malaquias.

“A conferência municipal é uma instância de participação popular e de controle social da política de promoção da igualdade racial na cidade do Rio. Além disso, ela representa um resgate da parceria histórica com o Comdedine, que vem há anos comandando esta ação. Queremos usar o que será produzido em nosso município e nos outros 91 de nosso estado para reforçar a importância da articulação entre os três entes federativos na construção dessa política”, acrescenta o coordenador executivo de Promoção da Igualdade Racial do Rio, Jorge Freire.

Serviço:

V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Cidade do Rio de Janeiro

Data: 18 (a partir das 15h) e 19/02 (a partir das 9h)

Local: Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAD) – Av. Presidente Vargas, 1997

Programação:

1º Dia – 18/02 (sexta)

15h às 17h – Credenciamento

16h – Abertura

16h30 – Mesa solene, composta pelo coordenador executivo de Promoção da Igualdade Racial do município, Jorge Freire; pela presidente do COMDEDINE, Fátima Malaquias; e por representantes do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (CEDINE) e outras autoridades

17h – Apresentação cultural

17h30 – Palestra “Contexto Histórico do Conselho do Negro: Da criação ao SINAPIR”

18h30 – Leitura, discussão e votação do regimento interno

20h – Encerramento

 

2º dia – 19/02 (sábado)

9h às 11h – Credenciamento

10h – Abertura

11h – Mesa solene composta pelo coordenador executivo de Promoção da Igualdade Racial do município, Jorge Freire; pela presidente do COMDEDINE, Fátima Malaquias; e por representantes de instituições e da sociedade civil.

11h30 – Planejamento do COMDEDINE 2022

12h30 – Formação dos GTS e discussão dos temas

GT1. Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e étnico-cultural

GT2. Acesso à Justiça, bem como aos dispositivos previstos na Constituição Federal para a equidade social

GT3. Prevenção e punição de todas as violências de Direitos Humanos que afetem a população afrodescendente

GT4. Enfrentamento a todo tipo de violência praticada por meio de invasões de territórios

13h – Almoço

14h – Retorno dos GTs e continuidade nas discussões

16h – Fim dos GTs e apresentação de propostas para V Conferência Estadual

18h – Eleições dos delegados

20h – Encerramento

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*