Serviço ‘sightseeing’ atrai mais brasileiros no passeio inaugural no Rio

Sob os olhares curiosos de quem os via passar, cariocas e turistas experimentaram nesta segunda-feira um novo passeio turístico, a bordo de um ônibus que oferece vista panorâmica. Percorreram os principais pontos da Zona Sul e do Centro, ouvindo informações fornecidas por guias bilíngues e tirando fotos à vontade. O Sightseeing Rio pode ser feito em quatro coletivos, mas a grande atração é o ônibus de dois andares, que pode acomodar 71 passageiros e não tem capota no piso superior. Os demais são frescões com janelas panorâmicas.

No primeiro dia, não houve cobrança. A partir de hoje, o passeio custa R$ 80, a serem pagos nos próprios ônibus. Os alemães Ingrid e Volker Barche foram os primeiros estrangeiros a embarcar no passeio inaugural. O casal fez o circuito completo, que vai da Praça General Osório à Praça Mauá, passando por toda a orla de Copacabana, Pão de Açúcar, MAM, Praça Quinze e Boulevard Olímpico.

— Este passeio nos deu a oportunidade de conhecer lugares incríveis, unindo cultura, beleza e esporte — disse Ingrid, que fez questão de registrar com o celular cada parte do percurso.

Os passageiros têm a opção de descer e embarcar novamente em 19 pontos de parada, para ficar o tempo que quiserem nos locais visitados. Para isso, todos recebem uma pulseira de identificação válida por um dia.

No passeio que O GLOBO acompanhou, muitos desembarcaram no Pão de Açúcar. E os turistas brasileiros eram maioria a bordo. O estudante mineiro Gabriel de Pádua mudou sua programação assim que soube que poderia viajar gratuitamente no coletivo na segunda-feira.

— Sou fã do Rio, e, no mês que vem, venho morar aqui, para fazer faculdade de medicina. O que mais me chama atenção em um passeio como este é que ele mostra, até mesmo aos cariocas, que a cidade não é apenas praia e carnaval. O Centro do Rio tem muita cultura e história que as pessoas precisam conhecer — afirmou.

Os guias turísticos dão destaque às atrações ao longo do percurso em inglês e português. Já o motorista Aleandro de Tarso Fonseca, que trabalha como motorista há 31 anos e conduzia o ônibus de dois andares na manhã de ontem, preferiu dar um conselho mais prático a quem andava na parte descoberta do veículo, para evitar acidentes.

— É muito importante estarmos atentos à rede elétrica e aos galhos das árvores — observou o motorista. — É a primeira vez que trabalho em um ônibus desse modelo. Dirijo devagar para que os passageiros não percam nenhuma foto e possam ouvir as informações dos guias.

Diariamente, a primeira saída do passeio será às 8h, e a última, às 18h, da Praça General Osório, em Ipanema. O presidente do Rio Ônibus, Lelis Teixeira, adiantou que, para melhorar o atendimento, dentro de 45 dias será lançado o cartão turístico Riocard, que substituirá as pulseiras usadas como passe atualmente.

Moradores de Fortaleza, a professora Virgínia Vilagrar e o marinheiro Vilmar Santos já perderam as contas do número de vezes que passaram férias no Rio. Porém, desta vez, descobriram que ainda têm muito a descobrir sobre a cidade.

— Ouvi atentamente tudo os que os guias falavam e aproveitei o trajeto inteiro. Esta cidade é incrível. Tem sempre algo novo para se conhecer — entusiasmava-se Virgínia.

Fonte: O Globo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*