Temperaturas no Rio ficam próximas a 40º C e inverno passa a ter novo recorde de calor

selfie

Um recorde atrás do outro. Após uma quarta-feira de mudanças bruscas de temperatura no Rio, quando os termômetros chegaram a subir 20º C, os termômetros neste final de inverno novamente registraram clima quente e em diversos pontos da cidade o calor chegou aos 39º C, maior índice no inverno de 2015. Durante todo o dia, o tempo manteve-se ensolarado e muitos cariocas aproveitaram a quinta-feira para curtir a praia. A sensação térmica era tamanha que muitos banhistas precisaram fugir do sol em alguns pontos das praias de Copacabana e Ipanema.

Especialistas afirmam que são muitas as razões para esse calor intenso. De acordo com o professor de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Waldo Marques, além das massas de ar frio estarem seguindo em direção ao oceano, outras massas de ar quente estão alocadas na Região Sudeste, o que impede a queda de temperatura.

— Nós acabamos de passar por um período de duas frentes frias. Agora se estabelece na cidade um grande centro de alta pressão que impede a circulação de qualquer nebulosidade. Essa massa exerce uma força que impede que as frentes frias cheguem em nossa área.

Quem for para o Rock in Rio deve estar preparado para o forte calor. Segundo informações do sistema Alerta Rio, a previsão é de temperaturas em torno dos 34º para o fim de semana, mas sem chuva.

— Geralmente quando as temperaturas estão muito altas é comum ocorrer o que chamamos da chuva de verão, pois temos um cenário de baixa pressão e alta umidade. Desta vez estamos num período que ocorre exatamente o inverso: alta pressão e baixa umidade, o que favorece a seca — completa o especialista.

Pela manhã, uma cortina de fumaça assustou os motoristas que seguiam pela Avenida das Américas, na Zona Oeste do Rio. O Corpo de Bombeiros de Santa Cruz precisou ser acionado para apagar um princípio incêndio numa vegetação próxima à empresa Embrapa, em Guaratiba, porém ninguém se feriu. A via chegou a ser interditada por alguns minutos.

Até a chegada da Primavera, no próximo dia 23 de setembro, o clima seguirá quente. Segundo Juliana Hermsdorff, meteorologista do sistema Alerta Rio, a volatilidade de temperaturas, conhecida como “veranico”, não é tão rara nesta estação do ano e ajuda a manter as médias mais elevadas.

— Não é tão incomum no inverno terem dias muito quentes. Agora com a chegada da Primavera, a expectativa é de que chova com mais frequência, principalmente a partir de outubro.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/temperaturas-no-rio-ficam-proximas-40-e-inverno-passa-ter-novo-recorde-de-calor-17522194#ixzz3m1sSpouz

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*