Terra em Transe: clássico do cinema nacional com Danuza Leão está disponível gratuitamente em streaming

Terra em Transe foi proibido na época da ditadura militar por ser considerado subversivo (Foto: Reprodução)
Terra em Transe foi proibido na época da ditadura militar por ser considerado subversivo (Foto: Reprodução)

Clássico do cinema nacional, o filme Terra em Transe está disponível gratuitamente no serviço de streaming do Canal Brasil.  Com roteiro e direção de Glauber Rocha, o longa-metragem foi lançado em 1967 e, em 2015, entrou para a lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, ficando em quinto lugar.

Se passando na fictícia República de Eldorado, o longa conta a história do senador Porfírio Diaz (Paulo Autran) que detesta seu povo e pretende tornar-se imperador do país. No entanto, existem diversos homens que também querem este poder e resolvem enfrentá-lo. Já o poeta e jornalista Paulo Martins (Jardel Filho), até então aliado de Diaz, ao perceber suas reais intenções, abandona seu antigo protetor e vira seu principal adversário.

Filmado nas instalações do Instituto de Belas Artes, o Terra em Transe fazia uma clara referência a história do Brasil do início dos anos sessenta, fazendo metáforas com os personagens e duras críticas a época da ditadura militar. Por essa razão, ele teve problemas com a censura, sendo proibido em todo o Brasil por ser considerado subversivo, já que Glauber Rocha expôs claramente no longa ser um defensor dos direitos civis. Ele só foi voltar aos cinemas brasileiros em 2005, 38 anos depois de seu lançamento original.

Sendo indicado a diversos prêmios no ano de 1967, o longa levou a melhor em vários deles, incluindo Festival de Cannes, na França, onde recebeu os prêmios Luis Buñuel ; Festival de Havana, em Cuba, recebendo o prêmio de Melhor Filme pela crítica; Festival de Locarno, na Suíça, onde ele recebeu o prêmio Grand Prix do júri paralelo.

Já aqui no Brasil, o Festival de Cinema de Juíz de Fora premiou o longa metragem nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (José Lewgoy), Melhor Atriz (Glauce Rocha) e Menção Honrosa (Luiz Carlos Barreto). Já o o Governo do Estados de São Paulo premiou Terra em Transe também na categoria Melhor Fotografia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*