Unidos do pedal: Rio de Janeiro ganha “bloco” de bikes compartilhadas

Divulgação

Parte da paisagem do Rio de Janeiro e do dia a dia dos cariocas, a laranjinha da Tembici, com patrocínio do Itaú Unibanco, é um dos serviços que há 10 anos vem contribuindo com os deslocamentos da cidade. O projeto ganhou uma ação especial de Carnaval, com 150 bikes compartilhadas personalizadas com uma adesivação cheia de glitter e cores, para fomentar o uso de maneira descontraída, nesse período de desfiles.

“A bike pode ser utilizada em todos os contextos e momentos de deslocamento. E com essa iniciativa queremos reforçar esse uso também para que as pessoas possam aproveitar o Carnaval e a cidade maravilhosa da melhor forma, sem trânsito, com vento no rosto e admirando a paisagem. E, claro, fantasiadas se quiserem!”, comenta Lara Thomazini, diretora de Branding Marketing.

Somente em 2021, o aumento de novos usuários foi de 44% e superou a marca de 1 milhão de cadastros. Atualmente o projeto disponibiliza 3.100 bikes (incluindo as elétricas) e 310 estações. As 150 bicicletas coloridas ficarão disponíveis até o início de maio.

Dicas fora do padrão para curtir com a “laranjinha fantasiada”

Para proporcionar ao usuário uma experiência ainda mais completa e eficiente ao pedalar, a Tembici lançou uma nova funcionalidade de rotas. A solução apresenta aos ciclistas os melhores trajetos, promovendo a bicicleta como opção acessível de transporte e que interage com a cidade. Ao utilizar o Bike Itaú, o usuário informa “De onde?” e “Para Onde?”, e o app mostra o melhor caminho, considerando a estação mais próxima com bicicletas compartilhadas disponíveis. Após a chegada no local informado, o app também calcula a parada mais próxima e indica o caminho até as estações que estão disponíveis para a devolução da bike.

Confira opções de rotas fora do tradicional para curtir no feriado de uma forma diferente, descobrindo a cidade por um novo ângulo:

 

  1. Mureta da Urca  (estação 112 de bikes compartilhadas) até a Praia Vermelha (estação 134)  é uma excelente opção para ser feita de bicicleta, afinal, além dos locais estarem próximos e o trajeto ter via ciclável, a paisagem é de tirar o fôlego.
  2. O Parque do Cantagalo é o ponto preferido da Lagoa Rodrigo de Freitas, local ideal para piqueniques e para assistir ao pôr do sol. Com a estação de bikes 43, você chega até o local, ou a utiliza para partir para outros pontos.
  3. Sabia que a Barra da Tijuca tem muito mais atrativos além dos já conhecidos? O Quebra Mar é de fato um local não usual para turistas e até mesmo alguns cariocas ainda não conhecem. Ali, a estação mais próxima é a 234. Aproveite também o pôr do sol após pegar uma praia;
  4. E por falar em Quebra Mar, tem também o da Marina da Glória. Lá, se pode ter uma visão panorâmica do centro da cidade, Pão de Açúcar, além de ser o melhor ponto para observar os aviões decolando do aeroporto Santos Dumont. A estação de bikes que permite chegar e sair desse ponto é a 7 “Bossa Nova Mall”;
  5. Se o seu tipo de passeio é mais cultural, então vale a pena utilizar as laranjinhas para passear pela Praça XV (estação 210), repleta de atividades como museus, centros culturais e prédios históricos. De lá, pedale até o Boulevard Olímpico.  Depois deste ponto, é possível ir também à Cinelândia pela Av. Rio Branco. Comece ou termine o dia na clássica Confeitaria Colombo;
  6. Além disso, aproveitando a região central e boêmia, os tradicionais bairros Tijuca, Andaraí, Vila Isabel, Grajaú e São Cristóvão receberam em 2021 novas estações das laranjinhas. Que tal pegar uma e passear pela histórica Quinta da Boa Vista (estação 211) e de lá, conhecer o gigante Maracanã (estações 55, 58 e 172) e as belas ruas arborizadas do bairro Grajaú (estações 270, 280 e 304)?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*