AgendaArteGayHistórias de IpanemaNotíciasO FilmeRio de Janeiro

‘Assim Vivemos’ promove nesta sexta, 8, o último debate da edição carioca com o tema sociedade mais inclusiva e solidária

“Em busca de uma voz” é o tema do quarto e último bate-papo virtual da 10ª edição do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. Será amanhã, sexta-feira, 8, às 19h30m, após a exibição de três filmes brasileiros. Larissa Nepomuceno, roteirista e cineasta, e Sara Paoliello, diretora de “Uma parte de mim”, participam da conversa, mediada pela idealizadora e também curadora do festival, Lara Pozzobon.

foto
Reprodução

As três produções brasileiras que dão mote à conversa: “Seremos ouvidas”, “Silenciadas: em busca de uma voz” e “Uma parte de mim”, estarão disponíveis online na sessão das 18h. Todas as obras trazem depoimentos de pessoas que denunciam e mostram a necessidade de atenção diária, bem como o que cada um de nós pode contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, solidária, compreensiva e tolerante com as diferenças. Pelo site www.assimvivemos.com.br, o público pode participar dos encontros e assistir aos filmes relacionados ao tema.

O festival segue no formato com 16 filmes e os quatro debates disponíveis online até 11 de outubro, último dia da edição carioca do evento. Ao longo das edições, esses encontros se consolidaram como um espaço importante de diálogo e reflexão acerca dos temas relativos às pessoas com deficiência e, consequentemente, a toda a sociedade. Eles contam com a presença de profissionais ativos nas suas áreas de atuação, sempre com prioridade para a participação de pessoas com deficiência. No site www.assimvivemos.com.br é possível conferir a programação online completa de filmes e debates.

Todos os filmes contam com recursos de acessibilidade como a audiodescrição e as legendas LSE (para surdos e ensurdecidos), além interpretação em LIBRAS. Os debates ao vivo têm interpretação em LIBRAS e serão disponibilizados gratuitamente através do site, assim como o catálogo digital do festival com informações, sinopses dos filmes e programação completa. Serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades. Os membros do júri são pessoas com deficiência, artistas e profissionais e, em cada edição, o júri cria novas categorias de prêmios, a fim de destacar as qualidades específicas dos filmes premiados. O troféu foi criado pela artista cega Virginia Vendramini. A direção geral do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência é de Graciela Pozzobon. A realização é do Centro Cultural do Banco do Brasil, com patrocínio do Banco do Brasil através da Lei de Incentivo à Cultura, e produção da Cinema Falado Produções.

Depois do Rio de Janeiro, entre 26 de outubro e 14 de novembro, o “Assim Vivemos” se fará presente no CCBB de Brasília, também no formato híbrido; sendo as duas primeiras semanas de modo presencial e online e, a última, somente virtual. E, entre 1 e 20 de dezembro, o festival chega a São Paulo, também com a mesma mecânica: duas primeiras semanas híbridas, com sessões de filmes nas salas de cinema do CCBB e também no modo online e com uma última semana de programação somente pelo site www.assimviemos.com.br

As produções motivadoras do debate:

Seremos ouvidas. Dir. Larissa Nepomuceno. Brasil | 13′ | 2020

Como existir em uma estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidades diferentes, compartilham suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo.

Silenciadas: em busca de uma voz. Dir. Flávia Pieretti Cardoso. Brasil | 34′ | 2020

O Documentário “Silenciadas: em busca de uma voz” tem por objetivo principal ‘dar voz’ às mulheres com deficiência, oportunizando a expressão de suas vivências, de seus sentimentos, de suas “memórias” sobre a temática da violência de gênero, bem como, mostrar como se tornaram protagonistas de suas vidas apesar dos episódios relatados.

Uma parte de mim. Dir. Sara Paoliello. Brasil | 30′ | 2021

“Uma Parte de Mim” é um curta-metragem documental realizado pela diretora Sara Paoliello como projeto de conclusão do curso de Cinema e Audiovisual. Apresenta relatos de pessoas com diferentes deficiências (incluindo a diretora), que refletem sobre sua vida e sexualidade.

Para conferir a programação completa do Assim Vivemos 2021, acesse: www.assimvivemos.com.br

Para programação completa, acesse:

https://drive.google.com/drive/folders/1N6kuLjsixoddyYK1Ji-1Q1z2N0B2xger?usp=sharing

 Para seguir nas redes:

Face: Festival Assim Vivemos e Insta: @festivalassimvivemos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *