Facas e tesouras são proibidas em barracas de Ipanema

2017-05-26-photo-00000421
Facas e tesouras apreendidas com barraqueiro em Ipanema. Foto: O Globo

Os barraqueiros da praia de Ipanema já sabem que o uso de facão na areia (e outros objetos cortantes) é proibido por decreto, mas não parecem muito preocupados com um possível flagra da fiscalização. Tanto que um único vendedor de bebidas, instalado entre o Posto 8 e o Posto 9, em Ipanema, tinha três facões, duas tesouras e uma barra de ferro em seu poder. Marcelo Maywald, o superintendente da Zona Sul, vai pedir a cassação de seu alvará.

Fiscais também apreenderam outras 11 facas com ambulantes de caipirinhas. A bebida só pode ser vendida se preparada na hora. Com o uso de faca, o cenário piora ainda mais.

Fonte: O Globo

A praia de Ipanema tem 2,6 km de extensão e fica perto do bairro Leblon que é um complemento dela. Uma das praias mais famosas da cidade, perde em popularidade apenas para a praia de Copacabana, onde é realizado todos os anos o reveillon da cidade. Ipanema inspirou o compositor Vinícius de Moraes quando lançou a canção Garota de Ipanema, da qual Tom Jobim foi responsável pela melodia.

Além de ser um ponto de encontro tradicional para moradores e turistas, a praia é utilizada para a prática de diversos esportes. Entre as atividades favoritas estão o skiboard surf, frescobol, vôlei, futebol, futevôlei. Os principais campeonatos de vôlei de praia são transmitidos para todo o Brasil. A praia também é palco de shows ao ar livre, que acontecem à noite perto do canal que divide o bairro do Leblon. Vão desde concertos de música clássica a apresentações de artistas consagrados. Em 2008, por exemplo, o concerto Bossa Nova 50 Anoscontou com a participação dos maiores nomes do gênero musical, historicamente ligado ao bairro.

Os visitantes da praia de Ipanema devem ter cuidado na hora de mergulhar, pois há correntezas fortes. O Arpoador, uma das pontas de Ipanema, é um paraíso do surfe. O Posto Nove é considerado um dos melhores pontos da praia carioca, frequentado por celebridades e pelos jovens. Um hábito bastante comum é aplaudir o pôr do sol, um costume lançado no verão de 1968/1969, quando o jornalista Carlos Leonam, extasiado pela beleza, começou a aplaudir, sendo logo em seguida acompanhado pela roda de amigos, que contava com a presença de Gláuber RochaJoão SaldanhaJô Soares, entre outros.[6] Esse costume de aplaudir o pôr-do-sol foi consagrado pelo publicitário Roberto Duailibi, numa propaganda para televisão de protetor solar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*