No Rio, Uber responde a protesto de taxistas com corridas gratuitas

Companhia oferece viagens gratuitas no valor de até R$ 50 aos seus usuários nesta sexta-feira. Representante dos taxistas alega que serviço é ilegal

POR THIAGO JANSEN 24/07/2015 6:00

2015_809808346-2015042142951.jpg_20150421

RIO — Diante da promessa de parte da categoria dos taxistas da cidade do Rio de Janeiro realizar uma grande paralisação nesta sexta-feira, em protesto à expansão de serviços de transporte como o aplicativo Uber, a companhia afirma que vai responder à manifestação com corridas gratuitas para os seus usuários.

— Nosso foco total é no usuário, e temos o objetivo de melhorar a mobilidade na cidade. Por isso, acreditamos que esta sexta-feira é uma boa oportunidade para mostrarmos isso ao público. O usuário que digitar o código “RIONAOPARA” no nosso aplicativo vai ganhar duas viagens de R$ 50 para usar entre 7h e 19h. Basta se cadastrar ou já ser nosso usuário — afirmou Fabio Sabba, porta-voz do Uber no Brasil. — Queremos promover o debate, fazer mais pessoas conhecerem o serviço e mostrar que somos uma alternativa de transporte na cidade.

De acordo com Sabba, a Uber também vai suspender nesta sexta-feira o chamado “preço dinâmico” que a empresa institui em ocasiões em que a demanda por seus motoristas é maior que a oferta — nessas situações, o valor das suas corridas sofre um aumento até que a oferta se normalize.

Presidente da Associação de Assistência ao Motorista de Táxis do Brasil, e um dos organizadores da paralisação desta sexta-feira, André de Oliveira afirma que serviços como a Uber são clandestinos e estão burlando a atual legislação sobre serviços de transporte.

— Nosso problema é o fato de carros particulares de placa cinza estarem prestando um serviço de transporte sem a devida licença. Atualmente, dezenas de taxistas auxiliares aguardam em uma espécie de fila para se tornarem taxistas proprietários, e serviços como a Uber estão burlando isso. Eles prestam um trabalho que poderia estar sendo feito por auxiliares — afirma Oliveira.

“TEMOS QUE MELHORAR NOSSO SERVIÇO”

O taxista questiona ainda o caráter inovador que a plataforma afirma trazer ao país, e afirma que, em resposta ao Uber, a categoria promete melhorar a qualidade do seu serviço:

— Desde 2012 já usamos aplicativos para aproximar motoristas de passageiros. Não é algo completamente novo. Fora isso, sabemos que temos que melhorar a qualidade do nosso serviço, e por isso estamos organizando cursos de capacitação e qualificação para os taxistas, além da frota de táxis estar sendo renovada.

PROVIDÊNCIAS CONTRA CONFLITOS

Por sua vez, a Uber afirma que, diante da possibilidade de confrontos com taxistas nesta sexta-feira, a companhia “tomará providências para garantir a segurança dos motoristas parceiros e usuários”, o que inclui “iniciar todas as medidas legais e cabíveis contra agressores”.

— A orientação passada aos motoristas parceiros é não reagir e ligar para um 0800 caso haja qualquer tipo de ameaça à sua segurança. Este telefone é de uma central de segurança, que aciona a Polícia — afirma Sabba, garantindo ainda que a empresa está aberta ao diálogo. — Desde que chegou ao país a Uber tem conversado com o poder público e quer conversar cada vez mais para mostrar todos os benefícios que a inovação e a economia compartilhada podem trazer para as cidades.

Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/no-rio-uber-responde-protesto-de-taxistas-com-corridas-gratuitas-16925652

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*