Prefeitura libera estacionamentos e áreas de lazer na orla do Rio de Janeiro
Um decreto publicado no último dia 12 de janeiro pela prefeitura diz que as pistas das avenidas Atlântica, em Copacabana, Vieira Souto, em Ipanema, Delfim Moreira, no Leblon, e do Aterro do Flamengo voltarão a ser fechadas para carros nos domingos e feriados.
“Na praia, existe uma situação muito especial. A gente quer fazer na praia uma orientação maior para as pessoas (devido ao risco de aglomerações) a usar o espaço. Tem que ser mais cauteloso, fazer campanha, alertar” – afirmou o prefeito Eduardo Paes na semana passada, durante a reabertura do Campo de Santana.
A secretaria municipal de Saúde afirmou, por meio de nota, que a abertura das áreas de lazer é baseada em evidências científicas, e que o risco de transmissão da Covid-19 é menor que em ambientes fechados. Segundo a pasta, uma campanha de conscientização já foi iniciada nos canais próprios da Prefeitura, e divulgação será ampliada nos próximos dias.
“Vale ressaltar que a transmissão da Covid-19 se dá de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando alguém doente tosse ou espirra ou até durante uma conversa ou simplesmente no ato de compartilhar o mesmo ambiente de forma mais próxima. Baseado nessas informações, entende-se que áreas de lazer ao ar livre com espaço para distanciamento, somado à prática de outras medidas permanentes de proteção à vida, como por exemplo, uso correto de máscaras e lavagem de mãos”, diz a nota.
Já o prefeito Eduardo Paes se referiu à Zona Sul ao citar áreas que poderiam ter medidas restritivas mais duras, devido ao alto risco de contaminação.
“Eu me refiro a toda Zona Sul, à Barra da Tijuca, à região de Santa Cruz, à região de Grande Bangu, a Ricardo, Anchieta, Pavuna e a outras regiões que podiam estar listadas aqui na minha frente. Se eles não tomarem os devidos cuidados, há uma chance real de isso ir para o nível muito alto. E se for para o nível muito alto, a gente vai ter restrições bastante firmes” declarou.
Com informações do Extra
Pingback: Orla carioca estampa imagens do Rio antigo